sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pessoas = Comportamento invariavelmente igual

Vamos lá, mais um post.
Ontem, não tive tempo de postar, fiquei o dia fazendo uma pesquisa concentrado e preferi deixar um novo post pra hj.
Esse post, já venho arquitetando há algum tempo, pra ser mais sincero nas minhas ida e vindas de ônibus e metrô pela cidade, eu como já disse anteriormente (acho que disse), tenho a mania de observar mto as pessoas, suas atitudes, gestos, comportamentos...Pois bem, vamos ao ponto crucial.
O comportamento das pessoas tende e invariavelmente é idêntico quando estão em público.
Todos querem chamar a atenção, buscam ser diferentes serem notados na multidão...mas, um porém importante: Ninguém gosta de ser o centro da atenção! Querem ser notados, mas não que todos os olhares estejam voltados para si. Não podem ver uma câmera que querem aparecer, mas se por acaso forem entrevistados não saberão nem o que falar (por estarem envergonhados).
Outra questão sempre comum que noto, é a vontade das pessoas em estarem cada vez mais sozinhas e isoladas em público, seja com seus ipods, mp3s players, lendo livros, não importa, o que não querem é serem incomodados. Dúvida? Então pense numa situação simples do dia-a-dia, vc está indo ou voltando para o trabalho, o ônibus tem 20 lugares e temos apenas 10 pessoas, vc pode ter certeza, que cada uma das pessoas sentará em um dos lugares vazios, apenas deixando vago o lugar ao seu lado, isso pq não querem incômodo, não querem pessoas intrusas. As pessoas querem o mínimo de relacionamento com desconhecidos, mesmo que esse relacionamento se resuma em encostar o braço, ou as pernas (mesmo que involuntariamente) na pessoa ao seu lado. (Eu me incluo nisso, também e torço para que ninguém sente ao meu lado, afinal 90% das pessoas são folgadas)...Bom, isso fica para outro post.
Outro assunto relacionado a comportamento que queria apenas citar, é o desespero das pessoas.
Como já postei em outro blog, o desespero é constante e realmente desesperador. Não sei se eu sou tão diferente, mas o povo é desesperado, parece que ficar 5 minutos a mais sentado em um ônibus, metrô, ou pegar um lugar melhor é tão importante que todos querem cortar fila, chegar antes, sempre querendo tirar vantagem, afinal esse é o jeitinho brasileiro, um povo adepto à corrupção, isso mesmo adepto à corrupção. Só aumenta o senso crítico quando não estamos envolvidos, se é algum caso que pode ser classificado como favor, jeitinho ou corrupção, se é com os outros, ou com política é invariavelmente corrupção, caso estejamos envolvidos diretamente, como em um caso de um amigo/conhecido apressar a retirada de um documento, pois ele trabalha na Polícia Federal, isso é um favor, se for para vc mesmo está certo!
Realmente, é hora de repensar quais das suas atitudes é igual a da massa e em que vc se enquadra nesse quadro, pois é alarmante e corriqueiro.
Até a próxima...
Reflita!

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente genial.
Ta usando muito bem as aulas de semiótica, proxemica e ciências da comunicação.
Parabéns bombinha gostei das análises ... tesao!!

bjos

Renata Ribeiro disse...

Curti, Bomba!
Gostoso de ler...me fez refletir, lembrar da Myrla e a famigerada bolha de cada um. hehe
Parabéns, cara. Tem boas reflexões por aqui. Já tá no favoritos. :)
Beijo!