Com o início do blog chega o momento de expor as motivações, ou melhor, o motivo pelo qual resolvi fazê-lo.
Temos que voltar há alguns anos, mais propriamente a 1 ano e meio atrás.
Nesse período eu ainda era um aluno, frequentava o Mackenzie, mas não tinha certeza pra que área seguiria, afinal fazendo Publicidade, Propaganda e Marketing, surgem mtas diferentes áreas...Tem pra todo gosto.
Eis, que um amigo meu (Jeison) dono de sua própria agência, abriu meus olhos e decidi pelo Planejamento.
Eis que então cheguei aonde estou Foreplay/DickmansDesign, feliz, mto feliz.
Sempre tive uma aproximação pelo comportamento humano, costumo observar pessoas nas ruas, costumo observar o meu comportamento e das pessoas com quem convivo...isso sempre me trouxe insights e pensamentos mtas vezes desconexos entre si.
Vamos a um assunto agora, para gerar discussão (afinal, o blog é pra isso).
A publicidade hoje.
É sobre isso que quero debater.
Eu acho que ela está diferente, nem melhor, nem pior.
As pessoas ganharam força e estão gerando conteúdo ao invés de apenas consumir, como se fossem enlatados prontos para o deleite.
As pessoas estão com o poder nas mãos, quanto mais o nível educacional aumenta, mais o aspecto crítico e "não-engulidor" cresce também...mas, infelizmente ainda somos um país acrítico, que aceita o que é imposto de um modo geral. (Basta notar o número de políticos reeleitos a cada nova eleição)
Pesquisas recentes mostram que temos + de 50 milhões de pessoas online no Brasil, isso é relevante, visto que nosso país está beirando 190 milhões de habitantes, mais de 1 quarto da população acessa a grande rede frequentemente.
Dessa forma, mais pessoas têm como deixar a alienação de lado e saberem o que ocorre no seu bairro, cidade, ou onde ela quiser.
Grande parte das empresas já percebeu isso, ou vem percebendo e decidiu apostar na "inovação", (mas achando arriscado ainda) o meio online.
Mas, o que parece mto difícil de entender é que o meio online difere e mto do offline, e se as peças vazias, com uma assinatura, testemunho, enfim, empurrando o que eles querem que as pessoas acreditam já não têm o mesmo efeito no meios convencionais (TV, rádio, revista), qto mais na Internet, onde as opções de distração e fuga da publicidade (anti-spams, bloqueador de pop-ups) são colossais.
O que mais vejo por aí são sites vazios, geralmente institucionais que nada passam além de um espaço onde você pode aprender tudo sobre a história, visão ou missão da empresa.
Falta relavância, interatividade.
A nova forma de fazer publicidade está sob nossos narizes e acontecendo (para um número mínimo de marcas/empresas), basta olhar a sua volta e arriscar um pouco.
Tinha que ir, mas não fui
-
- Eu tenho que ir!
Era o que a minha cabeça sempre dizia em qualquer situação.Talvez seja por
que eu sempre fui acostumado com partidas.
Quando pequeno min...
Há 8 anos

4 comentários:
Bomba, nao tive tempo de ler direito o seu blog, mas aqui vai os meus parabens pela iniciativa.....
Sucesso !!!!
Abraços....
P.S - para sempre Rickomba !!!
agora eu li com calma o seu post.... de onde vc o copiou ?
abraços...
P.S - Rickomba uppercut, the final skill !!!
Lê, discussão é com a gente mesmo.
Tem um ponto que precisamos analisar, com a internet hj temos uma liberdade de expressão que não tínhamos, em todas as áreas, se pegarmos a política, por exemplo, éramos surdos, cegos e mudos e não to nem falando de ditadura, alem da alienação imposta, as informações eram obscuras. Hj se um político de outro pais ganha um favor de sua estagiaria saberemos em tempo real, não da nem tempo de limpar o estrago, literalmente.
O ponto que digo é, não basta ter liberdade de poder ir atrás do seu conteúdo, é a qualidade desse conteúdo. O que essa liberdade proporciona?
Continuamos acessando informações irrelevantes, em site irrelevantes?
Qdo vc diz: Dessa forma, mais pessoas têm como deixar a alienação de lado
Fico na duvida, talvez a maioria não saiba do seu poder, mas estamos engatinhando. Há uma esperança.
Fico feliz por ter feito parte desse inicio, acho que por isso que fui longe no comentário.
Abraço veio.ozaw
bem-vindo a blogosfera.. haha alias dou boas-vindas, mas nao estou.. rs.
legal o texto.. pra nos do "mundinho online" talvez seja redundante falar de online x offline, etc.. mas em certas situacoes vejo q é algo distante mesmo, para quem esta fora do dia-dia, como clientes por exemplo.
Mas acho q nao tem como pular etapas.. questao de evolucao e vejo esta numa grande crescente!!
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